sexta-feira, 11 de março de 2011

" Quem não morreu de medo na hora de fazer o exame de direção na presença do examinador? "

É muito difícil encontrar alguém que ficou 100% tranqüilo na hora de fazer o teste para tirar a Carteira de Habilitação.
Já faz mais de 5 anos que trabalho nesta área e praticamente todos os alunos em que acompanhei nas aulas práticas, por mais preparados que estivessem, na hora de encarar o Examinador, aquele frio na espinha acabava subindo.
O problema, é que grande parte dos Examinadores, na maioria das cidades, se apresentam para os candidatos com uma carranca enorme como se fosse aqueles feitores do Brasil Colônia, o candidato que já está nervoso aumenta seu nível de stress, alguns adentram ao veículo sem nem mesmo dar bom dia e boa tarde ao candidato até mesmo por educação, não que isso melhore o desempenho do candidato, mas esse primeiro contato quebra aquele gelo do candidato e ele inicia o exame mais tranquilo, eu já ouvi falar de Examinador mau educado, estúpido, alguns são Investigadores de Polícia designados para função e se apresentam no exame quase que esfregando suas armas na cara dos candidatos, que não coloca cinto de segurança e por aí vai, eu já tive a oportunidade de conversar com profissionais que atuam como Instrutores de Trânsito em diversas cidades e Estados, e em todas elas existe um ou mais Examinador assim, isto é lamentável porque caracteriza a falta de preparo que essas pessoas possuem para exercer está Função. A maioria deles não possuem curso preparatório para exercer a função, isto muitas vezes ocorre porque um Examinador de Trânsito é convidado pelo Diretor de uma Ciretran para exercer a função como um cargo de confiança e nem sempre o Diretor de Ciretran encontra a pessoa de sua confiança com o curso preparatório e credenciamento nos Detrans.
Mas a Lei exige que todo Examinador seja credenciado junto ao Detran de seu Estado com curso preparatório para a Função, conforme especifica a Resolução nº168 de 14 de Dezembro de 2004 no artigo 27, o artigo ainda considera infrações algumas atitudes do Examinador, como por exemplo: induzir o candidato a erro quanto as regras de circulação e condutas; faltar com devido respeito ao candidato; praticar atos de improbidade contra a fé pública; o patrimônio ou contra a administração pública ou privada; NÃO UTILIZAR O CINTO DE SEGURANÇA DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME DE PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR NOS VEÍCULOS DE QUATRO OU MAIS RODAS.(CONFIRA A RESOLUÇÃO NA INTEGRA(www.detran.sp.gov.br/renovacao/resolucao168_04.doc))
Cabendo punições a estas infrações cometidas por um Examinador que vai de uma advertência por escrito até um cancelamento da designaçõa.
O Exame Prático de Direção Veicular é um estágio importante no processo de aquisição da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Por isso é necessário o examinador ter um bom preparo para lhe dar com os candidatos que no momento do exame estão psicologicamente afônicos, nervosos, e sob forte pressão na expectativa de darem tudo de si para fazer o exame certo, qualquer atitude impensado e inadequada do Examinador, pode colocar até mesmo o candidato em risco e a si próprio, causando até mesmo traumas irreparáveis, é importante também os Examinadores terem o máximo de conhecimento nas leis de Trânsito e sobre as regras de circulação e conduta.
Mas na prática nem sempre acontece assim, faça um teste, pergunte na sua cidade à algum Examinador se ele possui credenciamento junto aos Orgãos de Trânsito e curso preparatório, você vai constatar que a minoria possui.
Isso está preste a mudar, agora neste ano de 2010 tanto instrutores quanto examinadores passarão por uma avaliação conforme afirma a RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 321, DE 17 DE JULHO DE 2009, os examinadores que não possuem curso não poderão nem mesmo participar da avaliação.
Quem sabe diminua a era DOS EXAMINADORES CARRANCUDOS, POIS É CERTO QUE PROFISSIONAIS PREPARADOS SEJA = A TRÂNSITO SEGURO.
e se você encontrar um examinador assim denuncie...rsrsrsrsr

2 comentários:

Anônimo disse...

Todos serão avaliados em algum momento de sua vida, nós examinadores somos constantemente avaliados pelo próprios alunos, instrutores, donos de CFC, etc.etc.

O bom senso, conhecimento, coerencia,educação e respeito ao candidato, por parte do examinador, diminuem a ansiedade do dia do exame.

Aqui em minha cidade a equipe de examinadores todos possuem credenciamento junto ao Detran, mesmo sendo nomeados pelo Diretor da Ciretran, já que até agora trata-se de cargo de confiança.

Com as novas mudanças, vamos aguardar um concurso justo que valorize a responsabilidade do examinador de transito.

Sou examinadora e educadora de trânsito, ministro cursos para examinador e minhas aulas têm como prioridade conscientizar o futuro examinador de suas responsabilidades.

Agradeço o espaco

Narriman

OBER_DAN ALVES disse...

OLÁ, NARRIMAN, OBRIGADO PELA POSTAGEM, SEUS COMENTÁRIOS SERÃO SEMPRE BEM VINDOS...ADMIRO SUA POSTURA COMO EXAMINADORA, POIS TIVE O PRIVILÉGIO DE SER SEU ALUNO NA AUTOTRANSITO NO CURSO DE EXAMINADOR DE TRÂNSITO, COMPARTILHO COM VOCÊ A MESMA IDEOLOGIA SOBRE ESTE ASSUNTO E GOSTARIA QUE TODO AQUELE QUE PRESTA SERVIÇO A SOCIEDADE COMO EXAMINADORES DE TRÂNSITO, TIVESSE ESTA CONCIÊNCIA... UM ABRAÇO...

OBERDAN ALVES DE OLIVEIRA