quarta-feira, 16 de março de 2011

Dois morrem em acidente de trânsito envolvendo ônibus

O ônibus só parou na marquise do hotel
Um grave acidente de trânsito, envolvendo um ônibus da Viba (Viação Barbarense Ltda), três veículos e uma motocicleta, foi registrado no fim da tarde de ontem em Santa Bárbara d'Oeste. Duas pessoas morreram e pelo menos cinco ficaram feridas.
O ônibus da empresa permissionária do transporte local poderia estar sem freio. Ele parou somente certa de 1,5 quilômetro, quando invadiu o hall de entrada do "Nosso Hotel", na Avenida de Cillo.
De acordo com informações, o coletivo dirigido por Alessandro Moreira de Oliveira, placas BUS/5211, fazia a linha Mollon/Santa Rita de Cássia e na Avenida Santa Bárbara - sentido Bairro/Centro - por volta das 16h30, nas proximidades do viaduto da Fepasa, quando bateu na traseira do Monza, placas BNT-7602. O carro teria assim colidindo num poste do canteiro central, que foi derrubado. Pelo menos um dos três passageiros do veículo de passeio teria ficado preso nas ferragens.
O ônibus ainda desgovernado seguiu pela Rua Anhanguera, quando na rotatória próxima ao Ribeirão dos Toledos, colidiu com um veículo Fiesta, placas EAI-9713, um Pólo, placas DNN-3586 e atingiu ainda uma motocicleta, que era conduzida por um motoboy, que morreu no local. A vítima era o presidente do Comusa (Conselho Municipal de Saúde) Rubens Ribeiro, 56, morador do chacreamento Beira Rio.
Em seguida, o motorista do ônibus seguiu no sentido contrário de direção e parou somente no hall de entrada do hotel, localizado na Avenida Cillo. Parte do luminoso caiu sobre a frente do ônibus. A outra vítima fatal, o pastor Armando de Souza Gonzaga, 67, morador do Parque Olaria, que aguardava seu filho sair do hotel, também morreu. Ele era diretor da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira.
De acordo com informações, ele teria visto a aproximação do ônibus e saído do veículo onde estava para se proteger, momento em que foi atingido. Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Santa Bárbara. Pelo menos três passageiros estavam no ônibus. Por volta das 19h, o corpo de Ribeiro ainda permanecia no local do acidente aguardando a Polícia Científica.
O representante comercial, V.J.H, que estava hospedado no hotel, afirmou que os passageiros do ônibus saíram correndo. "O pessoal do hotel forneceu água. Ajudamos a socorrer as vítimas. O pastor ficou prensado. O motorista do ônibus estava em choque", comentou.
De acordo com o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Eliel Miranda, as causas do acidente ainda serão apuradas. O interventor da Viba e coordenador do transporte público de Santa Bárbara d'Oeste, José Vladeir Truzzi, lamentou o ocorrido. "Faremos a perícia, mas não dá para falar que é falta de freio. O ônibus estava em perfeitas condições. Nossa maior preocupação é com os envolvidos no acidente", informou.
O motorista e o cobrador, João Romano, ficaram em observação no Pronto-Socorro Dr. Édison Mano, pois estavam abalados com o ocorrido. Algumas das vítimas passaram por cirurgia na Santa Casa/Hospital Santa Bárbara.
Trânsito
O trânsito ficou comprometido na região do Jardim Conceição. Com trecho da Avenida Santa Bárbara interditado, Rua Anhanguera e trecho da Avenida de Cillo, o motorista enfrentava congestionamento e utilizava como desvio ruas da Vila Sartori, principalmente a Rua Argentina.
No local onde parou o ônibus, muitos eram os curiosos, que inclusive fotografavam a cena. A área foi isolada e na ocorrência trabalharam homens do Corpo de Bombeiro de Santa Bárbara d'Oeste e Americana, a Polícia Militar, Guarda Civil e Defesa Civil.
Energia Elétrica
Parte da região do acidente ficou sem energia elétrica, devido à queda do poste, em trecho da Avenida Santa Bárbara, e aos canos na fiação em frente ao hotel. Por volta das 19h, homens da CPFL começaram a trabalhar para solucionar o problema e em seguida, chegou o guincho para retirar o ônibus. O boletim de ocorrência foi registrado no Plantão Policial.

Prefeitura lamenta acidente em nota

Ontem no começo da noite a prefeitura emitiu a seguinte nota sobre o acidente:
"A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste vem a público lamentar o acidente ocorrido na tarde de ontem com ônibus da Viação Barbarense (Viba), próximo ao Centro Social Urbano. O acidente deixou algumas pessoas feridas e causou duas vítimas fatais.
Informamos ainda que a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio das Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Governo, Saúde e outras envolvidas prestou imediato atendimento aos feridos e está tomando todas as medidas para apurar as causas do acidente, atender às vítimas e prestar apoio as famílias.
Lembramos ainda que, após 30 anos de operação da empresa no município, a Prefeitura esta com processo licitatório aberto para contratação de nova empresa que substituirá a Viba. Segundo o Setor de Licitações, mais de cinco empresas já procuraram a Prefeitura para adquirir o edital de concessão dos serviços do transporte público na cidade.
A Coordenadoria de Transporte Urbanos de Santa Bárbara d´Oeste informou que o veículo que causou o acidente passará por perícia técnica para apurar o motivo do acidente ocorrido na tarde de ontem. Mais uma vez, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste lamenta o ocorrido e se coloca a disposição das famílias para atendimento e esclarecimentos necessários sobre o ocorrido."
SINDICATO - A reportagem do Diário ouviu Nadir Migliorim, secretário-geral do Sindicato dos Condutores de Americana e região, sobre acidente. Nadir esteve acompanhando os detalhes no local do acidente. "Foi uma fatalidade. Nós do Sindicato acompanhamos sempre a manutenção que é feita nos ônibus. Além disso, alertamos nossos associados- motoristas e cobradores que quando o carro apresentar problemas não é para rodar. Lamentamos o ocorrido, vamos ouvir o que o motorista fala sobre o ocorrido" comentou.


FONTE: Extarído na íntegra do Site http://www.diariosbo.com.br/policia.php

Um comentário:

OBER_DAN ALVES disse...

ESTAMOS A CADA DIA PRESENCIANDO CADA FEZ MAIS ESTES TIPO DE ACIDENTES.
RECENTEMENTE UM ÔNIBUS NA CIDADE VIZINHA EM AMERICANA, AO ATRAVESSAR A LINHA FÉRREA NO CENTRO DE AMERICANA, COLIDIU-SE COM O TREM.
SERÁ QUE AS EMPRESAS QUE EXPLORAM O TRANSPORTE URBANO TEM FEITO TREEINAMENTOS COM SEUS MOTORISTAS???
FICA ESTA PERGUNTA... PELO QUE CONSTA ALÉM DE ALGUMAS EMPRESAS TEREM UMA FROTA DE ÔNIBUS SUCATEADA COMO É O CASO DE SBO, NÃO ESTÃO SE IMPORATNDO MUITO EM QUALIFICAR SEUS PROFOSSIONAIS.
BASTA VOCÊ PROCURAR UM CFC E FAZER UM CURSO RÁPIDO DE TRANSPORTE COLETIVO E PRONTO VOCÊ ESTA CONTRATODO PARA SER MOTORISTA NO TRANSPOTE URBANO... É QUE PARECE ESTAR ACONTECENDO...
EU DEFENDO A IDÉIA DESSES MOTORSITAS ESTAREM CONSTANTEMENTE RECICLANDO SEUS CONHECIMENTOS E PASSAREM PERIODICAMENTE POR TREINAMENTOS AVANÇADOS NO QUE TANGE TRANSPORTE URBANO , TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.
E SEM DÚVIDA ALGUMA AS PREFEITURAS ESTABELECER NORMAS PARA OS CARROS QUE IRÃO TRANSPORTAR PASSAGEIROS NA CIDADE, EXIGIR QUE ESSES ÔNIBUS SEJAM RETIRADOS DE CIRCULAÇÃO QUANDO NÃO TIVEREM MAIS CONDIÇÕES DE TRANSITAR EM VIAS PÚBLICAS....