quinta-feira, 31 de março de 2011

Projeto Test – Território Escolar Seguro no Trânsito (Juíz de Fora MG) este projeto merece prêmio.

Território Escolar Seguro no Trânsito - Prefeitura encerra ciclo 2010

(JUIZ DE FORA, 26.11.2010) Técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e 31 escolas municipais apresentaram, nesta quarta-feira, 25, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), os resultados do ciclo 2010 do projeto Test – Território Escolar Seguro no Trânsito. As inscrições das instituições de ensino que desejam participar da edição 2011 também foram realizadas durante o evento, onde foi lançado, também, o site oficial do projeto: http://www.projetotest.pjf.mg.gov.br/.

Apresentação dos Pôsteres durante o encerramento do ciclo 2010Projeto TEST

Apresentação dos Pôsteres durante o encerramento do ciclo 2010

O Test tem por objetivo pensar e efetuar ações de educação para o trânsito a partir das escolas municipais e comunidades em seu entorno. Desenvolvido desde 2006 no município, atualmente 31 escolas municipais participam da iniciativa. Para o ciclo de 2010, mais seis escolas foram incluídas: Santa Cândida, Clotilde Hargreaves, Ipiranga, João Guimarães Rosa, Santa Catarina e Prefeito Dilermando Cruz. A cada ano, o Test abre inscrições para novas escolas e as que já aderiram ao projeto continuam.
Segundo a assessora Técnica da Settra, Ana Beatriz Santos, a adesão das escolas ao projeto é espontânea. Contudo, a seleção realizada pela Settra é baseada nos índices de acidentes que acontecem próximos à instituição de ensino. "Onde o número de acidentes é maior, a escola será selecionada porque o objetivo da iniciativa é reduzir esses índices." Para a técnica da Settra, o sucesso do projeto está na parceria com as comunidades locais.
"As comunidades, em parceria com as secretarias de Transporte e Trânsito e de Educação, formam um polígono ao redor da escola (baseado em uma foto aérea), apontando os principais pontos de acidentes. A partir deste mapeamento, várias ações de educação para o trânsito são desenvolvidas com os alunos das escolas e com os membros da comunidade. A Settra fica responsável por sinalizar as portas das escolas. E a Secretaria de Obras pelo tratamento dos serviços públicos como limpeza de bocas-de-lobo e recapeamento asfáltico", explica Ana Beatriz.
O Test é uma iniciativa da Settra em parceria com as secretarias de Educação (SE), Obras (SO) e Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE).
*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7599 / 7245.

FONTE : http://www.projetotest.pjf.mg.gov.br/

Nenhum comentário: