sábado, 3 de setembro de 2011

"NÃO SE ENGANE NA HORA DE CONTRATAR UM SERVIÇO DE AUTOESCOLA, CUIDADO COM OS "MERCENÁRIOS" QUE VÃO COMEÇAR TE ENSINANDO ERRADO OU VÃO "DETONAR" SEU BOLSO"

MUITOS, NA HORA DE CONTRATAR UM SERVIÇO DE AUTOESCOLA, NÃO AVALIA BEM OQUE ESTA CONTRATANDO, POIS É AÍ QUE ESTA O PROBLEMA, SE CONTRATAR UM PÉSSIMO PROFISSIONAL VOCÊ TERÁ UMA PÉSSIMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO QUE VAI RESULTAR EM UMA INSATISFAÇÃO MUITO GRANDE.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO SEUS DIREITOS NESSES SERVIÇOS?
VAMOS FALAR ENTÃO DE ALGUNS:

1-TUDO QUE A AUTOESCOLA LHE OFERECER PEÇA PARA REDIGIR EM CONTRATO, PARA QUE SEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR SEJA GARANTIDO EM UMA EVENTUAL QUEBRA DE CONTRATO, E É ASSIM QUE DETERMINA A RESOLUÇÃO 358/10 DO CONTRAN QUE REGULAMENTA OS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES DE VEÍCULOS.

2-TODO CANDIDATO TEM O DIREITO DE 50 MINUTO POR AULAS É O QUE ESTABELECE A PORTARIA 540/99 DETRAN SÃO PAULO, O ALUNO TEM EXCLUSIVIDADE EM SUA AULA, NÃO TENDO QUE DIVIDIR SEUS 50 MINUTOS DE AULA COM NENHUM OUTRO CANDIDATO, EXISTEM AUTOESCOLAS QUE, PARA ECONOMIZAR TEMPO E DINHEIRO, COLOCA ATÉ QUATRO ALUNOS AO MESMO TEMPO EM SEUS VEÍCULOS, DIMINUINDO ASSIM A CARGA HORÁRIA DAQUELE QUE RESERVOU O HORÁRIO, CUIDADO ISTO É ILEGAL É CONTRA A LEGISLAÇÃO E VOCÊ ESTA SENDO LESADO. 

3-SEGUNDO A LEGISLAÇÃO O VEÍCULO DE AUTOESCOLA PODE SER, EM FUNÇÃO DA APRENDIZAGEM,  CONDUZIDO PELO ALUNO, ACOMPANHADO POR SEU INSTRUTOR E ATÉ MAIS UM ACOMPANHANTE, SENDO QUE O ALUNO NA DIREÇÃO DEVERÁ ESTAR DE POSSE, OU DE SEU INSTRUTOR A LADV (LICENÇA PARA APRENDIZAGEM DE DIREÇÃO VEICULAR), E SEMPRE, ACOMPANHADO PELO INSTRUTOR, SE POR ACASO FOR PEGO NA DIREÇÃO DO VEÍCULO FORA DESTE PROCEDIMENTOS E SEM A PRESENÇA DO INSTRUTOR CREDENCIADO PELO DETRAN, SUA LICENÇA PODERÁ SER SUSPENSA POR UM PERÍODO DE   TEMPO.

4-A PORTARIA 540/99 TAMBÉM ESTABELECE QUE O CANDIDATO A CNH, TEM O DIREITO DE  SER TRATADO COM RESPEITO E DIGNIDADE PELOS PROFISSIONAIS PRESTADORES DE SERVIÇO, ENTÃO EXIJA QUE SEUS INSTRUTORES CUMPRA ESTE DEVER, NÃO DEIXE NENHUM ENGRAÇADINHO TE ABORRECER COM "CANTADAS" OU  ASSÉDIOS, TRATAR-LHE COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO, E PRINCIPALMENTE NÃO CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES DE LHE PASSAR AS INSTRUÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDIZAGEM DE DIREÇÃO VEICULAR.DENUNCIE À SUA CIRETRAN SE ISTO ACONTECER.

5-ALGUMAS AUTOESCOLAS DÃO AULAS DE CATEGORIAS "A" MOTOCICLETA, ONDE O INSTRUTOR CUIDA DE 4 MOTOS DE UMA VEZ, ALÉM DELE NÃO LHE DÁ A ATENÇÃO NECESSÁRIA QUE VOCÊ PRECISA E TEM DIREITO, COM ESTE COMPORTAMENTO ELE ESTA INFRINGINDO INÚMERAS REGRAS, ONDE UM DOS PREJUDICADOS É VOCÊ.

6-SE VOCÊ RECEBER OFERTAS DE FACILIDADES EM EXAMES, CAIA FORA, NÃO ACEITE, POIS AS AUTOESCOLAS NÃO PODEM INFLUENCIAR NOS RESULTADOS DOS EXAMES QUE SÃO REALIZADOS POR PROFISSIONAIS DO DETRAN, TENTAR COMPRAR, BURLAR, OFERECER PROPINA A ESTES SERVIÇOS É CRIME, A AUTOESCOLA QUE FAZ ISTO SE FLAGRADA NESTAS CONDIÇÕES TERÁ SEU CREDENCIAMENTO  CANCELADO E O CANDIDATO SEU PROCESSO DE HABILITAÇÃO TAMBÉM, E AMBOS RESPONDERÃO PERANTE A JUSTIÇA.

7-OBSERVE BEM A QUANTIDADE DE AULAS QUE VOCÊ TERÁ, SE FOR INFERIOR A 20 AULAS PARA MOTO E INFERIOR A 20 AULAS PARA CARRO(1ª HABILITAÇÃO), CORRA ATRÁS DOS SEUS DIREITOS, POIS VOCÊ ESTA SENDO LESADO, E A AUTOESCOLA DESCUMPRINDO A LEGISLAÇÃO, POIS VOCÊ PAGA POR ESTAS QUANTIAS DE AULA(20 AULAS POR CATEGORIAS), E AS AUTOESCOLAS SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR PRA PODER EMITIR O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE AULAS.

8-FIQUE ATENTO À FROTA DE VEÍCULOS, CONFORTO TAMBÉM É INDISPENSÁVEL,O QUE NÃO PODE ACONTECER É VOCÊ TER QUE FAZER USO DE UMA FROTA SUCATEADA.

9-FIQUE ATENTO AOS PREÇOS PARA CARTEIRA DE MOTORISTAS, PREÇOS EXORBITANTES NÃO FARÃO BEM AOS SEUS BOLSAS, PORÉM PREÇOS MINÚSCULOS PODE LHE CAUSAR PREJUÍZO NO FINAL DAS CONTAS, POIS AQUELE QUE COBRAR MUITO BARATO VAI DE ALGUMA FORMA QUERER RECOMPENSAR O DESCONTO ENORME QUE TE DEU, CORRENDO RISCO ATÉ MESMO DE TER UM SERVIÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE OU AS VEZES TE COLOCAR EM UMA FRIA.

10-NO ENSINO FUNDAMENTAL OU NO CICLO BÁSICO, A CRIANÇA TEM QUE SAIR DESTA FASE ALFABETIZADA, ISTO É LEI E DIREITO CONSTITUCIONAL, NA AUTOESCOLA NÃO É MUITO DIFERENTE O CIDADÃO TEM QUE SAIR DE LÁ HABILITADO, DIRIGINDO SEU VEÍCULO, CONHECENDO A LEI DE TRÂNSITO E AS NORMA S DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA ISTO TAMBÉM É LEI E DIREITO SEU. SEJA ESPERTO EXIJA SEUS DIREITOS, PROCURE UMA AUTOESCOLA SÉRIA, CONHEÇA SEUS PROFISSIONAIS, VOCÊ PAGA POR ISTO, ENTÃO VALORIZE SEU DINHEIRO.



POR OBERDAN ALVES DE OLIVEIRA.


Nenhum comentário: