sexta-feira, 28 de outubro de 2011


"SEJA RESPONSÁVEL NO TRÂNSITO, DEFENDA SUA VIDA E AS DOS OUTROS"

CUIDADO COM AS FACILIDADES, O PRIMEIRO  E MAIS IMPORTANTE PASSO

A CNH é um documento que permitirá a você conduzir um veículo automotor, lembre-se que isso lhe dará também muita responsabilidade.
Como você se sentiria se tivesse alguém da sua família como pai, mãe, irmão, filho ou outro familiar próximo que fosse vítima de um acidente de trânsito provocado por um condutor que conseguiu a CNH de forma ilícita, irregular (comprada)? Com certeza você faria tudo para que esta pessoa fosse penalizada pela justiça nos mais altos rigores da lei não é? Então colabore para que ações dessa natureza sejam inibidas, até mesmo extintas fazendo sua parte. Abaixo alguns exemplos do que você pode e deve fazer.
1) Procure uma autoescola de confiança, credibilidade, tradição e séria
2) Alerte seus amigos e familiares a fazer o mesmo.
3) NÃO ASSINE CONTRATO EM BRANCO E LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE ASSINAR. CUIDADO COM AS PROMESSAS. 
4) Pesquise muito, principalmente valores de taxas (inclusive de reprova) e desconfie de tudo, principalmente preço e forma de pagamento, não existe milagres. Antes de fazer a matrícula voce pode consultar valores de taxas estipuladas pelo DETRAN, na CIRETRAN do seu município. OBS: O que as Auto Escolas cobram alem dos valores estipulados não é ilegal, pois cada uma oferece um serviço diferenciado das outras, o que não pode haver é abuso, por isso é de fundamental a pesquisa antes da matrícula.  
5) procure se informar antes de fazer a matrícula com amigos ou conhecidos sobre onde se habilitaram, como por exemplo, qualidade e método das aulas, dos instrutores, do atendimento, índice de aprovação nos exames daquela autoescola, e também preços como por ex. taxa de reprova e taxa de renovação da PPD (Permissão Para Dirigir) que voce terá que pagar um ano após habilitar-se.
6) Exija da autoescola que todas as aulas teóricas e práticas sejam cumpridas rigorosamente em quantidade e tempo de cada aula.
7) Peça por escrito tudo que foi prometido pela autoescola, e exija recibo de tudo que for pago.
8) Caso descubra irregularidade, Você pode pedir transferência para outra autoescola, e aquela que você está matriculado não pode prender sua matrícula, nem cobrar taxa de transferência, é um direito do aluno mudar de autoescola por motivo justo, (Artigo 28 da Resolução 168 CONTRAN).   
9) Denuncie qualquer irregularidade que ocorrer, você pode fazer isso na CIRETRAN do seu município, ou por e-mail para a ouvidoria do DETRAN do seu estado. Quanto a ressarcimento de valores, se for o caso, com os recibos em mãos vá ao Procon ou juizado de pequenas causas.  
Lembre-se: Se você não passar por todo o processo de 1º habilitação como determina a lei, você estará cometendo um crime e, além disso, o que é pior, colocando em risco sua vida e as de outros podendo ter sérios problemas com a justiça como falsificação de documento, e em caso de acidente, crime de trânsito e outras sansões previstas em lei.
Portanto, faça tudo corretamente como determina a legislação. “NÃO VALE A PENA ARRISCAR“

Nenhum comentário: