terça-feira, 5 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente


Ações marcam a Semana do Meio Ambiente em Santa Bárbara

Deu início a programação de atividades referentes à Semana do Meio Ambiente em Santa Bárbara d'Oeste. A Semana celebra ainda o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho. Diversas atividades estão programadas e irão envolver ações culturais e educacionais.
A abertura das comemorações da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste contou com uma trilha ecológica no Vale do Comanche com a presença de 20 alunos do Colégio Exitus com as orientações dos funcionários da pasta, Antonio Carlos Perencin e Vitor de Oliveira. Também participaram integrantes do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da cidade. Durante o passeio, houve a orientação sobre a biodiversidade do local e a importância da preservação da fauna e da flora.
Hoje, data oficial de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) Fioravante Luiz Angolini, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, receberá os alunos do terceiro ano dos CIEP's (Centro Integrado de Educação Pública), José Renato Pedroso e Angélica S. Tremacoldi, além da Casa da Criança. Na ocasião, a educadora Dionéia Fronza, junto da integrante da RMPS (Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis), Drª Nair Mobuyaso, ministrará oficinas com o tema Solo, Horta Orgânica e Medicinal. Também terá uma palestra sobre o Rio+20, ministrada pelo colaborador e engenheiro, Thiago Stefanelli e os alunos promoverão o plantio de árvores no local.
No mesmo dia, a Emefei Prof.ª Terezinha de J. S. Quinalha, do bairro Jardim Vista Alegre, recebe o Projeto Socioambiental Terça Ecológica. A palestra será ministrada pela Polícia Militar Ambiental de Americana. Na ação, os estudantes serão orientados sobre ecossistemas, o lixo e sua decomposição, disposição de resíduos sólidos, os diversos tipos de vegetação, a qualidade do ar, tráfico de animais silvestres, queimadas e outros assuntos; por meio das cartilhas de educação ambiental. Na ocasião, também haverá a distribuição de cartilhas educativas e sementes.
No dia 6 de junho, a partir das 13h30, com o plantio de árvores nativas ao lado da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I. Participarão 33 estudantes do quarto e quinto ano do Colégio Exitus. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) da cidade auxiliará nas atividades.
Também para conscientizar sobre a importância do tema, o Tivoli Shopping distribuirá exemplares da primeira edição Verde da Revista Recreio, especial sobre sustentabilidade, da Editora Abril. Na publicação, que será entregue ao público dias 3, 4 e 5 de junho, há um pouco da história sustentável do Shopping e da Sonae Sierra Brasil, com as ações da empresa vinculadas ao meio ambiente e responsabilidade social.
A ação focada no público infantil visa trabalhar desde cedo a conscientização sobre a importância em se preservar a natureza e lutar por um mundo sustentável. "Acreditamos também que as crianças são as grandes propagadoras deste tema junto às famílias, elas são engajadas e influenciam as pessoas próximas", diz Laureane Cavalcanti, gerente corporativo de marketing da Sonae Sierra Brasil. Além dos visitantes do shopping, as revistas também serão distribuídas para os filhos dos colaboradores da empresa, tanto dos empreendimentos como do escritório central da companhia.
fonte:  jornal "Diário" de Santa Bárbara d Oeste

Nenhum comentário: